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Dias de TPM - Dicas

13:43Fafi - Beleza Sem Enrolação

Oláááá Lindezas!!! Sabem aqueles dias que nada tá bom, tudo te irrita, nada te inspira, e tudo o que você quer fazer é dormir? Pois é, tô de TPM e resolvi fazer esse post, para ajudar muitas de vocês com umas dicas maneiras de como aliviar isso (tô quase chorando juro!)




O que é TPM todo mundo sabe, muitos acham frescura, mas não é! Existem mais de 200 sintomas (SIM MAIS DE 200!!!) de TPM, e são todos desencadeados pelos nossos amados hormônios, que nessa época, geralmente uma semana antes de menstruarmos, resolvem fazer uma festa no nosso corpo e deixam aquela bagunça na nossa cabeça.


"Um homem nasce com baixa produção de testosterona, que aumenta na puberdade, se mantém estável e depois cai, na andropausa. Uma mulher nasce com uma quantidade reduzida de estrógeno e progesterona, que aumentam na primeira menstruação e, a partir daí, começam a oscilar freneticamente a cada duas semanas até a menopausa. Toda esta variação hormonal é acompanhada pela variação de humor. Enquanto eles são mais estáveis, as mulheres oscilam emocionalmente durante todo o período fértil." 
(link desse texto no final do post)


Apesar dos mais de 200 sintomas, a TPM é classificada em quatro tipos, e cada uma tem um tratamento específico:

TIPO A: Ansiedade
Na minha opinião a que menos me afeta, já que sou ansiosa por natureza, isso tudo é culpa de um "menáge a trois" do estrogênio, adrenalina e cortisol, enquanto o estrogênio abaixa, a adrenalina e o cortisol vão as alturas, deixando assim a gente no maior estresse.
Para ajudar nesse tipo o indicado é o consumo de fibras, vitamina C, B6 e coma abacate minha filha, ele tem beta sitosterol que acalma nosso amadinho SQN cortisol alucinado.
Evite: Qualquer bebida ou comida estimulante, café, chá preto, refrigerantes a base de cola...

TIPO C: Compulsão
Essa me cata gostoso!!! Sabe aquela vontade incontrolável de comer, dormir, chorar? É tudo culpa desse tipo de TPM, principalmente comer, por culpa dos coleguinhas que bagunçam nosso organismo, ficamos com uma insaciável vontade de comer uma fábrica de chocolate, mas tudo isso só porque nossa insulina fica maluca, então o ideal não é se empanturrar de chocolate (chega não continuo mais esse post) mas sim ingerir alimentos ricos em zinco, magnésio, e olhaaaaa chocolate com mais de 50% de cacau tá liberado, pois o lindo consegue nos aliviar um pouco e ser um tico mais saudável.
Evite ficar muito tempo sem comer nesse período, pois aí você dá a chance da glicose baixar, e isso abre as portas para as fantásticas fábricas de chocolate, pois nossa serotonina fica abalada com a baixa glicose.

TIPO D: Depressão
A que sempre tenho também, o vilão estrôgenio aparece aqui denovo, aliás, some e com o aumento da progesterona nosso humor e alegria vai pra longe, nos deixando chorosas, reclusas (chorar vendo comercial de margarina é isso!)
Dependendo do grau da depressão durante a TPM alguns médicos chegam a receitar antidepressivos (OI?) em dose leves claro.
Mas você pode tentar aliviar isso consumindo alimentos com tirosina (peixes, nozes, carnes magras), café, e vitamina B12. E claro evite tudo de te joga p baixo, filmes tristes (sim é uma missão quase impossível eu sei)

TIPO H: Retenção "Hídrica"
Sabe aquela sensação de inchada? É por causa dessa danada que desanda a produção de hormônios diuréticos e libera mais a prolactina (olha os peitões, culpa dela também) diuréticos são indicados em casos graves mas somente durante o período. Para ajudar, vitaminas: B6, E, C, chás e alimentos diuréticos como: melancia, pepino, esses alimentos super ricos em água! Evite o maligno sal!!!

Bora combater essa malvada!!!
Tô indo ali, deitar na minha cama, comer doces e ver filmes melosos (fase deprê).

"Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço" 


Bjinhos

Links:
www.vix.com/pt/bdm/saude/tpm-tem-mais-de-200-sintomas-catalogados-pela-medicina


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