Bate-Papo bse

Outubro Rosa 2018

12:18Fafi - Beleza Sem Enrolação

Oláaaaa Lindezas!!!! Entramos mais uma vez no mês da conscientização e prevenção do câncer de mama, uma doença que quando diagnosticada precocemente as chances de cura são muito altas. Selecionei algumas matérias interessantes a respeito do "Outubro Rosa".



Nesse mês todas as pessoas se unem em uma causa em prol da prevenção, conscientização e informação sobre o câncer de mama, nós blogueiras, exercemos de fato uma campanha em massa para alertar as mulheres sobre o auto-exame, que pode detectar a doença em seu estágio inicial e com isso a chances de cura tendem a ser muito boas.


Nas "nossas campanhas" tentamos direcionar os post´s sobre tudo rosa, assim remetendo a lembrança do Outubro Rosa e atingindo uma faixa etária mais nova de mulheres, começando assim, desde cedo a incentivá-las a fazer o auto exame todos meses.


O Post de hoje é somente de informação, as dicas de beleza, unhas, make´s, looks toooodos rosas virão durante todo o mês de Outubro. Então bora acompanhar o blog e nossas redes sociais para se manterem informadas e claro, super lindas!!!


Selecionei algumas matérias que podem ser interessantes as vocês, os links dos sites citados, como sempre estarão no final do post! Boa leitura!!!


Matéria do Jornal "O Dia" (link no final do post)

"Uma das campanhas de saúde mais importantes do Brasil chega à décima edição. Com uma verdadeira cruzada para promover a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado do câncer de mama, o Outubro Rosa deste ano tem ainda como objetivo estimular a formação de redes de apoio pela internet.
Para este ano, o tema da campanha nacional estimula a formação de redes de apoio, explica a coordenadora de comunicação da Femama, Letícia Cecagno. O mote é a hashtag #CompartilheSuaLuta para mostrar que pacientes e familiares podem encontrar em ONGs e junto a outras pessoas a ajuda para enfrentar a enfermidade. "Ter acesso a dados referentes ao câncer de mama, sabendo de seus direitos e possibilidades, também é parte do combate à doença. Com pacientes amparados, ampliamos sua visão política e social acerca da doença, assim, cada indivíduo torna-se um potencial agente transformador da realidade brasileira de assistência oncológica", reforça a presidente voluntária da Femama, a mastologista Maira Caleffi.
Hoje, sem dúvida nenhuma, o número de pessoa s que sabe o que é um câncer de mama e fica ligado a qualquer alteração é infinitamente maior do que há 10 anos", garante. As novas embaixadoras são as atrizes Juliana Paes, Giovana Ewbank, Isabelle Drummond e Marina Ruy Barbosa.
"Estou muito feliz de fazer parte desse evento por uma causa tão nobre, falando de uma doença que é bem presente em nosso país. Eu faço trabalho social, e conheço muitas pessoas com diversos tipos de dores, por isso meu desejo é dar voz a situações como essa, para que a solução seja mais forte a cada dia", afirmou Isabelle Drummond."

Site "Outubro Rosa" A História (link do site no final do post)

"O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).
Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).
A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.
A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo."

E ai? Bora se previnir? Comentem!!!

Bjinhosss


Matérias citadas:
Jornal O Dia: https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2018/09/5579086-outubro-rosa-entra-na-10-edicao-com-acoes-que-alertam-para-o-cancer-de-mama.html#foto=1
Outubro Rosa: http://www.outubrorosa.org.br
Monumentos Iluminados: https://www.curvilineos.com.br/outubro-rosa-cancer-de-mama/

pS: Sites citados por mim, por livre e espontânea vontade, não caracterizando publipost.

Você pode gostar também

0 comentários

Gostou? Não gostou? Tem alguma coisa pra dizer? Comenta ai!!!

Newsletter

Formulário de contato